segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Poesia de Sidnei Azambuja

ENTRE O OUTONO E O INVERNO
Uruguaiana meu pago,
Porto Alegre minha querência!
No decorrer da existência
Recuerdos largos eu trago.
Tomando meu mate-amargo
Pelas seis, noite escura;
O canto das saracuras,
No riacho que corre perto,
Me reponta ao rumo certo
Dos meus tempos de ventura.

Vejo o dia clareando
E aos pouquito a boieira
Sumindo na polvadeira
Do raiar que vem chegando.
Solito sigo mateando.
Já são quase sete horas;
Dou uma bombeada pra fora
Apenas silhuetas vejo;
O horizonte em lampejo
Mandando a noite embora.

Já estaria campereando
Se fossem tempos de outrora;
Recorridas campo a fora,
Ao trotezito andando;
Sempre atento, bem mirando
Sangas, coxilhas, canhadas,
Sem perder nesas volteadas
QUalquer detalhe suspeito;
Atento, em olhar perfeito,
Numa buena campereada.

Mas isso foi no passado!
Tranco o garrão no presente,
O friozito que se sente
Nestes dias mais gelados,
Temos que ter mais cuidado.
Vai-se mandando o outono
E o inverno, num entono
Nos achega desafiando;
Mas vamos seguir pelhando
Pra vida não ter estorno.

As noites bem mais extensas
Entre o outono e o inverno,
E o friozito nada terno
Nos coloca numa prensa
E as noites longas, intensas
Deixam os dias limitados;
Nem sempre ensolarados
Pra aliviar a frialdade,
Deixando mais à vontade
Todo guasca atabafado.

Mas todo o inverno passa,
Como as demais estações,
Pra alegrar os corações
Do que teremos de graça,
A primavera lindaça
Virá espalhando flores
E a paisagem em novas cores,
Da cidade ao campo a fora,
Mandará o inverno embora
Pra o amor dos desamores.

2 comentários:

Sidnei da Rosa Azambuja disse...

Mil gracias,amiga Marilene, pela postagem no blog, divulgando minha poesia.Agradeço pela parceria de hoje no Acampamento Farroupilha.É um prazer enorme tê-la como amiga. Um grande abraço; que o Patrão Grande sempre nos faça costado.

Sidnei da Rosa Azambuja disse...

Mil gracias,amiga Marilene, pela postagem no blog, divulgando minha poesia.Agradeço pela parceria de hoje no Acampamento Farroupilha.É um prazer enorme tê-la como amiga. Um grande abraço; que o Patrão Grande sempre nos faça costado.